O verão pode ser um aliado ou um inimigo da sua pele, tudo depende de como você se cuida. Após a estação mais quente do ano, é comum o aparecimento de manchas na pele ou até o agravamento de manchas já presentes. Além das manchas, o envelhecimento precoce da pele pode ocorrer pela alta exposição solar, e a reversão dos efeitos pode ser demorada e diversas vezes não passível de ser realizada.
Mas como podemos cuidar e proteger nossa pele nesta estação? Seguem algumas dicas:
A hidratação da pele vem 80% da ingesta oral de água e somente 20% dos cremes hidratantes, portanto beba água. Além do ressecamento natural devido ao calor, a falta de água na pele pode gerar mais linhas de expressão. Tratamentos estéticos como o skinbooster devolvem a hidratação das camadas mais profundas.
Embora atualmente haja uma grande divergência sobre o uso do filtro solar, o mesmo apresenta o benefício da proteção da pele e previne a formação de manchas solares. É importante entender que a melanina, pigmento de cor marrom da pele, é produzido como uma defesa na pele, o mesmo pode ser formado em excesso diante da exposição solar demasiada. Vale lembrar que o tratamento de manchas é complexo e deve ser realizado preferencialmente no inverno.
O melasma é um distúrbio no processo de formação de melanina, gerando manchas de cor marrom. A causa do melasma é multifatorial, dentre os fatores causadores, destaca-se: uso de anticoncepcional oral, alterações hormonais, exposição solar dentre outros. O calor é responsável também pela “ativação” do melasma, aumentando assim a gravidade das manchas, portanto é interessante refrescar o rosto (região mais afetada pelo melasma) e utilizar filtros solares com alto fator de proteção.
Quando nos molhamos com água do mar, a alta quantia de sal presente nesta água tende a desidratar a pele, por isso um banho de água doce protege a pele até mesmo de escamações provocadas pelo excesso de exposição solar.
Hoje existem ativos que prometem ajudar na proteção solar, obviamente que o protetor tópico em cremes ou spray ainda é necessário. O protetor solar em cápsula tem ação antioxidante e protege a pele da ação deletéria da exposição solar, porém não tem ação totalmente equivalente ao protetor solar.
Mesmo com estes cuidados, observa-se alterações especialmente pós período no litoral. E o que podemos fazer com relação a isto? Confira nossas dicas no post “O verão deixou marcas na sua pele?” .
Estas foram algumas dicas importantes para manter sua pele linda nesta e em todas as estações do ano. Para mais informações, entre em contato =)