Após a estação mais quente do ano, a pele muitas vezes exige cuidados mais expressivos, mesmo com a cautela do uso de chapéus e protetor solar. O próprio clima e umidade do litoral podem provocar algumas alterações relevantes. Após o verão, alguns procedimentos podem recuperar o brilho, viço da pele e melhorar os aspectos de manchas de melasma ou melanoses.
Seguem aqui algumas dicas e cuidados importantes pós-verão:
HIDRATAÇÃO – A água é fundamental. Na nossa pele, a maior parte da hidratação vem após hidratação via oral, cerca de 80% da água da pele é proveniente da ingesta de água, e somente 20% é proveniente de hidratantes tópicos.
CONTINUE COM O FILTRO SOLAR – Por mais que a luminosidade do sol não seja mais uma grande questão, a luz artificial lesiona e mancha a nossa pele. Por isso, o filtro solar com proteção contra a luz visível é fundamental.
MUDE O COSMÉTICO – Quando o clima frio aparece, alguns ativos são passiveis de uso. Procure sua Biomédica esteta para uma nova indicação de cosméticos potentes para seu objetivo específico, como por exemplo: clareamento de manchas ou rejuvenescimento.
RENOVE A PELE – Alguns tratamentos estéticos promovem renovação da pele, como os peelings químicos, os quais renovam as camadas superficiais da pele promovendo clareamento das manchas mais superficiais (muitas vezes formadas no verão), atenuação de linhas de expressão finas, além de outros benefícios.
PREVINA-SE – A prevenção é a chave do sucesso. Invista em tratamentos que minimizem a flacidez e diminuam linhas de expressão. São dois aspectos que alteram com o passar dos anos e em especial com a exposição solar.
O inverno é uma estação marcada por temperaturas baixas aliadas à baixa umidade. Isso pode levar ao ressecamento da pele. Além do clima propiciar essa alteração, um hábito comum no inverno é diminuir a ingestão de água, o que agrava mais ainda as alterações da pele.
Como cuidar deste órgão tão importante?
Alguns hábitos podem ser essenciais e realmente fazer a diferença no aspecto da pele. Veja a seguir:
Os métodos de limpeza que são ótimos no verão, podem ressecar a pele no inverno.
É interessante que, para as peles mais secas, se utilize, ao invés de um sabonete, um leite de limpeza. Já para as peles com oleosidade, é indicada a substituição do sabonete em barra por um sabonete líquido mais brando.
Após a limpeza de pele, muitas vezes, o tônico é indicado para reequilibrar e mineralizar a pele. No inverno, é importante usar tônicos sem álcool na composição, pois este composto pode ressecar a pele.
Soluções hidratantes são importantes para todos os tipos de pele, inclusive para peles oleosas. Uma dica interessante é usar hidratante logo após sair do banho quente, para aproveitar que os poros da pele estão abertos e prontos para receber este tratamento.
No caso de peles oleosas ou com acne, é interessante usar hidratantes oil free, especialmente nas regiões mais afetadas.
Para quem utiliza usualmente séruns, é indicado o uso de hidratantes. Eles são absorvidos mais lentamente e mantém a pele hidratada por mais tempo. Para quem utiliza géis, é indicado o uso de séruns ou loções oil free.
Para mais dicas e cuidados especiais, entre em contato.