Muitas pessoas estão insatisfeitas com o seu nariz, o que gera problemas com a autoestima. Sem dúvidas, o nariz tem grande importância na beleza e harmonia da face. Não é por menos, já foi o campeão de cirurgias plásticas. O nariz é alvo de muitas reclamações e desapontamentos estéticos, porém existem diferentes formas de melhorar esta região.
A rinoplastia consiste em uma abordagem cirúrgica, apresentando inúmeros riscos para o paciente, além de exigir afastamento de suas atividades e um período de recuperação importante. Para pacientes que não desejam uma abordagem mais agressiva como a rinoplastia, os procedimentos minimamente invasivos podem ser uma boa alternativa para ter o nariz dos sonhos.
A rinomodelação é uma técnica maravilhosa de harmonização facial e excelente opção para quem convive há anos com a baixa autoestima e tem medo de um procedimento mais invasivo como a rinoplastia. Esse procedimento estético minimamente invasivo corrige assimetrias, ângulos e disfunções estéticas do nariz. A rinomodelação pode ser realizada com anestesia e em poucos minutos, sendo um tratamento muito procurado por pacientes que sonham em ter um nariz harmônico e não desejam passar por uma cirurgia.
Existem diferentes possibilidades dentro da rinomodelação, opções de tratamentos que não envolvem cortes ou períodos de afastamento. Vamos detalhar aqui os principais procedimentos realizados na rinomodelação:
O lifting de nariz consiste na remodelação das narinas podendo ser realizado em dorso e usado para empinar o nariz. Essa técnica visa aproximar as estruturas, o que causa um efeito visual de rejuvenescimento e de mais suavidade facial.
Os fios de sustentação podem estimular a produção de fibras de colágeno em diferentes estruturas do nariz, fornecendo uma sustentação e tração de algumas regiões. Os fios da minha preferência são os de PDO (Polidioxanona), são fios absorvíveis, que costumam ser muito bem aceitos pelo nosso organismo. Esses fios são inseridos com o auxílio de uma agulha. É um procedimento muito rápido e com o uso de anestesia, tendo efeitos progressivos após sua aplicação.
O ácido hialurônico reticulado molda o nariz, podendo também erguer a ponta nasal e deixando o dorso nasal mais retilíneo, além de afinar levemente o nariz, dependendo da forma de aplicação. Também pode ser usado para modelar partes que necessitam de volume.
A toxina botulínica, ou popularmente conhecido como “botox”, pode relaxar a musculatura que envolve o nariz, promovendo uma maior durabilidade dos preenchimentos e relaxando os músculos responsáveis pela descida da ponta nasal, sendo um tratamento complementar e muito importante na rinomodelação.
A rinomodelação tem tempo de duração variável, podendo ser maior ou menor conforme estilo de vida do paciente. Algumas dicas são importantes para manter por mais tempo esse procedimento, como: ingerir a quantia ideal de água, evitar exposição solar excessiva na região, dentre outros detalhes que são informados na consulta.⠀
Em média o procedimento dura de 6 a 24 meses, dependendo das características dos produtos utilizados.⠀
Existem diversas vantagens que valem a pena destacar na Rinomodelação. Eu gosto muito desse procedimento, pois permite corrigir assimetrias em poucos minutos, e assim realizar sonhos! ⠀
A união dos procedimentos e a personalização da técnica é muito importante para obtenção de resultados naturais e de qualidade. A rinomodelação deve ser levada como um tratamento e não um procedimento definitivo, o procedimento sendo realizado periodicamente gera uma memória celular e assim uma durabilidade progressivamente maior do tratamento.
A avaliação é importante para definir qual procedimento é o ideal. E aí, você mudaria algo no seu nariz?