Bioestimuladores
Os bioestimuladores de colágeno são tratamentos de alta qualidade e atualmente os queridinhos das famosas. Um segredo de beleza que agora está disponível para todos.
O envelhecimento é um processo natural. Acontece que, principalmente a partir dos 30 anos, a produção de colágeno, uma das principais substâncias responsáveis pela sustentação e firmeza da pele em nosso organismo, diminui. Começamos a sentir os sinais dessa redução através do aparecimento de rugas, cabelos mais finos, flacidez, entre outras consequências.
O uso de bioestimuladores impulsiona a produção de colágeno pelo organismo, resultando numa pele com mais firmeza, textura e brilho na medida certa. Basicamente, a função do Bioestimulador é provocar uma leve reação inflamatória na derme, para induzir a produção de novas fibras de colágeno pelos fibroblastos, células produtoras presentes na pele. Existem diferentes formulações que são capazes de bioestimular. As mais utilizadas são a hidroxiapatita de cálcio e o ácido polilático, mais conhecidas pelos nomes comerciais: Radiesse e Sculptra, respectivamente. Vamos entender essas diferenças e como cada uma funciona?
Hidroxiapatita de cálcio (CaHA)
Apresentação comercial nas marcas Radiesse e Diamond. A CaHA também estimula ativamente os fibroblastos na produção de colágeno, sendo um material radiopaco que pode ser aplicado no corpo e na face. Sua ação pode se estender por até 25 meses. Uma diferença desse produto é a sua possibilidade de junção com preenchedor à base de ácido hialurônico, possibilitando uma bioestimulação e hidratação profunda da pele, podendo moldar e volumizar pontos estratégicos na Harmonização Facial.
Ácido poli-L-lático (PLLA)
Apresentação comercial na marca Sculptra ou Rennova Elleva. O PLLA atua no tecido por 2 anos, em média, sendo indicada 3 sessões anuais. Esse tipo de tratamento previne e muitas vezes inibe a necessidade de cirurgia plástica. O PLLA atua estimulando ativamente a síntese de colágeno e, assim, tratando a flacidez. Pode ser aplicado na face e corpo, para volumizar pontos estratégicos ou simplesmente bioestimular sem volumização.
A aplicação é semelhante à do ácido hialurônico. Os bioestimuladores são injetados em pontos específicos e criteriosos do rosto e do corpo, na derme profunda, em tecidos de gordura e na proximidade dos ossos, com uma micro cânula bem fina (para minimizar a probabilidade de equimoses e edemas). Isso torna os resultados naturais e harmoniosos.
Os resultados dos bioestimuladores não são instantâneos, visto que nosso organismo necessita de cerca de 21 dias para a produção de fibras de colágeno. Esse colágeno pode perdurar na pele por até 2 anos, variando conforme cada paciente e seus hábitos de vida. Os primeiros resultados iniciam após cerca de 30 dias da aplicação e tendem a melhorar com o passar dos meses. Em geral, são indicadas 1 a 3 sessões por ano, com intervalos de 30 a 45 dias.
Mesmo se tratando de um procedimento minimante invasivo, o tratamento com bioestimuladores deve ser realizado por um profissional devidamente qualificado, pois a aplicação, quando feita de maneira incorreta, pode acarretar efeitos danosos à saúde. Saiba mais sobre os benefícios dos bioestimuladores entrando em contato.