A queda capilar, calvície ou alopecia androgenética é uma realidade para milhares de pessoas no mundo inteiro. E é verdade que essa condição incomoda muitos homens e mulheres. Mas o que causa esta queda? E como podemos reverter a situação? Veja abaixo algumas informações sobre terapia capilar.
A diminuição do crescimento capilar pode ser causada por inúmeros fatores, tais como: estresse, deficiência nutricional, fatores genéticos a até mesmo, em alguns casos, infecções fúngicas. Por isso, uma boa avaliação é importantíssima para determinação do protocolo específico para cada caso.
Há diversos tratamentos estéticos que promovem a fortificação e o crescimento dos fios. Quais são as opções?
Também chamada de mesoterapia. Os folículos pilosos (cabelos, barba, pelos em geral) precisam de diversos nutrientes para fazer seu crescimento saudável. Na Intradermoterapia aplicam-se diversos fatores que promovem esse crescimento. Destaco Minoxidil, B-pantenol, Finasterida, Biotina, fatores de crescimento.
A grande vantagem dessa técnica é que a aplicação é local. Ou seja, os ativos são aplicados na derme do couro cabeludo ou barba, promovendo uma ação local e otimizada, muito mais efetiva quando comparada à aplicação tópica desses ativos.
O Microagulhamento é realizado com roller esterilizado e com registro na Anvisa. Ou com dermapen, também com totais cuidados no processo de esterilização.
Nesse processo abre-se poros na pele que estimulam em até 400 vezes a formação de colágeno, muito importante para fortificação dos cabelos. Além dessa estimulação, a abertura dos poros permite a passagem de ativos que promovem o crescimento. São ativos como os que são aplicados na Intradermoterapia.
É uma técnica muito boa, pois permite permeação de ativos e estimulação do colágeno na mesma sessão.
O tratamento consiste em aplicação de gás carbônico no couro cabeludo. Isso aumenta o fluxo sanguíneo melhorando a fisiologia local e promovendo o crescimento do cabelo. É interessante realizar a associação entre as técnicas para obter melhores resultados.
Há outras técnicas que promovem o crescimento capilar como o uso de LED’s, alta frequência, dentre outros. Vale destacar que os cuidados em casa são fundamentais para o sucesso do tratamento. Eu, particularmente, acho muito relevante a suplementação oral e tratamento tópico da região tratada. O homecare é definido conforme a necessidade de cada paciente, bem como suas limitações.
Outro fator importante a ser destacado é quando deve-se procurar tratamentos estéticos nesta área. O tratamento é muito eficaz quando ocorre o enfraquecimento geral dos cabelos ou pequenas falhas de crescimento capilar. Em regiões onde a queda é total e não há crescimento de nenhum fio, o tratamento não terá efeito. Portanto, para tratamentos capilares especialmente, a prevenção é fundamental.