A maior preocupação dos pacientes que vem até o meu consultório para procedimentos de estética facial é a NATURALIDADE. Mas exatamente o que é ser natural? Qual é a grande diferença entre ARTIFICIALIDADE e o que o consideramos bonito?
Essa preocupação vem aumentando muito após alguns resultados desastrosos de harmonização facial. O uso exagerado, a má aplicação e a péssima análise facial leva a esse tipo de resultado.
NATURALIDADE pode ser alcançada com cautela e sem excessos. Afinal, o importante não é voltar no tempo, mas sim estar bem na idade que se está. Ter um olhar descansado e não aparentar exatamente o procedimento realizado é fundamental.
Cada profissional tem um olhar, um visagismo e uma técnica diferente, além, é claro, de uma formação acadêmica específica. Cito aqui, o que na minha visão é imprescindível para garantir resultados lindos e naturais:
- Análise de métricas faciais – Avaliação das proporções faciais são fundamentais e servem como referência visual. Porém ressalto que não são regras absolutas e não devem ser seguidas ao pé da letra. Isso sim pode levar a um padrão de resultados, e beleza não está nos padrões, está nas suas variações e diferenças.
- “Diagnóstico anatômico” – Uma análise da face, que conta como referência, além das métricas faciais, o olhar apurado do profissional. É preciso compreender a principal queixa do paciente. Eu, particularmente, cuido muito com procedimentos realizados na região do malar e zigomático. Na minha percepção a artificialidade está muito relacionada a exageros nesta região.
- Escolha dos procedimentos – Cada procedimento tem uma função específica. A escolha e a ordem correta garantem a NATURALIDADE.
- Cuidado com o excesso de ácido hialurônico – O ácido hialurônico hidrata e preenche a pele. É um substância biocompatível, porém não é autóloga. Na minha percepção, investir em tratamentos que melhorem a qualidade da pele e quantias moderadas de ácido hialurônico são as opções ideias. O preenchimento com ácido hialurônico é muito importante em diversas situações, no entanto mudar totalmente o formato do rosto e as características anatômicas do indivíduo acabam fornecendo um aspecto mais ARTIFICIAL à face.
- Técnica de aplicação – A técnica é fundamental. Mesmo pequenas quantias de produtos podem gerar resultados nada harmônicos. O segredo não está na quantia, mas sim na qualidade da técnica.
Por fim, a UNIÃO de todos esses aspectos em um profissional capacitado é a receita do sucesso. Se mantenha bem, sem exageros, somente com o seu natural.