O envelhecimento é um processo que atinge órgãos e sistemas, gerando alterações perceptíveis em diversos aspectos, porém um em destaque: a FACE. O envelhecimento facial é responsável por alterações consideráveis como: diminuição das funções do tecido conjuntivo, remodelação celular, redução da elasticidade, distensão dos músculos, desidratação, dentre outros. E por consequência final, surgem as rugas, sulcos e ptoses.
Há diferenças importantes e é fundamental entender quais procedimentos devem e quais não devem ser realizados.
São linhas de expressão mais finas. Podem aparecer entre 20 e 30 anos. Estão relacionadas à perda de colágeno que já ocorre nessa fase. A exposição solar excessiva acelera o aparecimento. Nessa fase do envelhecimento, tratamentos preventivos e que melhorem o aspecto da pele são fundamentais, como por exemplo: limpeza de pele, peelings e até mesmo a aplicação preventiva de toxina botulínica.
O termo dinâmico indica movimento. Essas linhas de expressão surgem quando movimentamos a face. Nesse caso a face em repouso não apresenta nenhum tipo de linha. Essa alteração geralmente surge na idade entre 30 e 40 anos. O tratamento ideal é a aplicação de toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, pois, nessa fase de envelhecimento, é possível fazer um prevenção efetiva para as RUGAS PROFUNDAS. Além do preenchimento com ácido hialurônico que auxilia muito em algumas regiões nas quais a toxina não é aplicada.
Essa alteração é visível mesmo com a face relaxada. As rugas profundas ficam marcadas na superfície da pele. Geralmente o surgimento dessas linhas ocorre por volta dos 40 a 50 anos. O tratamento para rugas profundas deve ser realizado de diferentes maneiras. Somente a aplicação de Botox e preenchimentos faciais não é suficiente, deve-se buscar tratamentos que recuperem a superfície da pele como: radiofrequência fracionada, microagulhamento, peelings.
Essa alteração vem acompanhada de flacidez dos músculos e costuma aparecer entre os 60 e 70 anos. A pele costuma ser mais fina e a flacidez é visível em regiões como pescoço, colo e terço inferior da face. Nesse caso os tratamentos mais adequados são tratamentos que visem a recuperação do colágeno e elastina, como por exemplo: Bioestimuladores, fios de PDO, radiofrequência fracionada, microagulhamento. Além de tratamentos que recuperem volumes perdidos como os preenchimentos com ácido hialurônico. Para entender melhor qual é a sua necessidade e alteração, uma boa avaliação é fundamental. O importante é estar bem na sua idade, sem exageros, somente valorizando a sua beleza natural.